Pancas
- Aspectos Gerais
O município de Pancas emancipou-se em 13 de maio de 1963, desmembrando-se assim do município de Colatina, pela lei número 1837 de 21 de fevereiro de 1963. A emancipação se deu no governo do Dr. Franscisco Lacerda de Aguiar, então governador de estado do ES.
O Município possui 60% da sua população descendente de pomeranos, sendo o restante dividido entre italianos e mestiços e cultiva fortemente heranças de seus antepassados.
A região mantém Festas Populares, Grupos Folclóricos, Culinária Típica (tendo destaque para o – Brout e a linguiça pomerana), além disso, um rico artesanato, conservação de dialeto e costumes: como músicas, instrumentos, danças e modo de vida rural. Região: Noroeste do Estado do Espírito Santo. Estando a 182 km da Capital Vitória.
- Aspectos Ambientais
O município de Pancas, possui como característica ambiental marcante, a existência de um Parque nacional, recentemente transformado em Monumento Natural dos Pontões capixabas, que engloba aproximadamente 30% da área deste município.
Seu clima é do tipo tropical chuvoso, com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono. Sendo, que aproximadamente 31,70 % de terras de temperaturas amenas, acidentadas e chuvosas.
Quanto à vegetação natural, à exceção de algumas manchas de campo, ocorre com maior frequência na região a floresta subcaducifólia tropical (mata tropical), vegetação que se caracteriza pela queda das folhas das árvores durante o período seco, a cobertura atual da citada área em estudo compõe-se de ervas de porte arbustivo, tais como “Assa Peixe”, “Erva Canudo”, “Vassoura” e “Picão Preto”, a fauna local compõe-se de pequenos roedores, raposas, répteis como lagartos, cobras e diversas espécies de sapos, além de Aves, tais como Psitacídeos (papagaios, maritacas e caturritas) e Aves de rapina, tais como corujas, gaviões e falcões, muitos em extinção, devido às queimadas e caça predatória.
- Aspectos Econômicos
Como principais atividades econômicas geradoras de renda deste município temos a afeicultura e a Pecuária de Leite, seguidas da cultura do Eucalipto, da fruticultura decorrente do Polo de Manga, Agroturismo e Agroindústria em pequena escala.
- Aspectos Turísticos
Paisagens: formações rochosas, remanescentes de Mata Atlântica. Por possuir paisagem exótica e exuberante, a cidade de Pancas recebe o título de cidade poesia, de paisagem deslumbrante e notável beleza.
Um cenário assim, é propício à pratica do Agroturismo, acolhendo aqui aventureiros, amantes da natureza e aqueles que curtem esportes radicais. Dessa maneira, começa à despontar o Agroturismo,como forma alternativa de renda e desenvolvimento econômico da região.
A morfologia não apenas dá condições para essa prática, como também possibilita as mais diversas práticas esportivas integradoras do homem com a natureza. Sendo possível a contemplação de espécies da fauna e flora, muitas vezes endêmicas ou ainda desconhecidas pelo mundo científico, destacando-se as orquídeas e bromélias, encontradas nos topos de montanhas e que traduzem a sua capacidade de resistir aos mais inóspitos ambientes, revelando que cada vez mais é possível superar, mesmo quando acreditar que não há mais nenhuma força para continuar.