Projeto de Extensão em Agroturismo e Geoturismo do Território Terras do Rio Doce

Laranja da Terra

  • Aspectos Históricos
Antes de 1870, a região onde hoje está localizado o Município de Laranja da Terra era habitada pelos índios Botocudos, Goytacazes e Tupiniquins. No período de 1870 a 1880 instalaram-se 4 (quatro) grandes fazendas na localidade, através de doações de extensas áreas pelo Governo do Estado, a fazendeiros mineiros como recompensa pelos atos de bravura na guerra do Paraguai.
 
As primeiras famílias de descendência alemã e pomerana vieram para a região a partir de 1901, sendo que a maioria deles provenientes da região onde hoje se localiza o Município de Santa Maria de Jetibá. A partir de 1921, instalaram-se as famílias de italianos. O município de Laranja da Terra, com uma área de 457 km2 (IBGE), localiza-se na região Sudoeste Serrana do Estado, estando a 190km da capital, Região: Sudoeste Serrana, Território: Noroeste.
 
  • Aspectos Ambientais
Não há ocorrência de unidades de conservação, parques nacionais, reservas biológicas, APP*, RPPN* no município. A seca prolongada expõe a dimensão da degradação dos recursos naturais. A concentração de chuvas em menor espaço de tempo e a impermeabilização do solo comprometem o abastecimento do lençol freático, diminuindo a disponibilidade de água para irrigação.
 
* APP (Área de Preservação Permanente);
*RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
 
  • Aspectos Econômicos
Em Laranja da Terra a economia é sustentada principalmente pela produção de café conilon, tomate de mesa, quiabo, banana e leite; pelo comércio varejista e pelo setor público municipal. No segmento industrial, predominam os estabelecimentos que produzem telhas e lajotas. Motivado pela estabilização do preço do café, o agricultor está investindo mais em tratos culturais e na implantação de lavouras novas de café conilon. O plantio só não é maior devido à falta de mudas e de áreas irrigáveis disponíveis.
 
O tomate se destaca pelo volume de produção e pela alta produtividade. A adoção de tecnologia avançada e o alto aporte de insumos tornam a cultura de alto risco.
A cultura do milho até o momento é conduzida com o objetivo de atender ao auto consumo e como rotação de cultura. Com o aumento da demanda interna e dos preços praticados, passa a ter maior importância econômica, com tendência de expansão da área de plantio.
 
  • Aspectos Turísticos
O município tem um bom potencial para o desenvolvimento do agroturismo. Quanto aos atrativos naturais, tem diversas cachoeiras, destacando-se o Cachoeirão, no Rio Guandu localizado nas proximidades de São Luiz de Miranda e outra próxima à Pedra Cinco Pontões, na localidade de São Geraldo, com 250 metros de queda. 
 
Com excelente potencial para a prática do montanhismo, a Pedra dos Cinco Pontões só não é mais visitada por deficiência no acesso e falta de hospedagem nas proximidades.
 
 
pedra dos cinco pontoes por beatriz de paula
 
Pedra dos Cinco Pontões - Por Beatriz de Paula
 
pedra dos cinco pontoes 2 por ana caroline
 
Pedra dos Cinco Pontões vista panorâmica - Por Ana Caroline Ferreira
 
pedra dos cinco pontões vista de cima - por ana caroline
 
 
Paisagem vista de cima da Pedra dos Cinco Pontões - Por Ana Caroline Ferreira
 
cachoeira cachoeirão por ana caroline fornaciari
 
Cachoeira Cachoeirão - Por Ana Caroline Ferreira
 
cachoeira cachoeirão 2 por ana caroline
 
Cachoeira Cachoeirão - Por Ana Caroline Ferreira
 
 
Cachoeira São Geraldo (período de seca) - Por Paula Dias
 
 
Cachoeira São Geraldo (período de seca) - Por Paula Dias

 

REFERÊNCIAS:

1. PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011 - 2013 -  LARANJA DA TERRA. Disponível em: <http://www.incaper.es.gov.br/proater/municipios/Centro_cerrano/Laranja_d.... Acesso em: 20 de agosto de 2015.

2. PLANEJAMENTO E FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DE TURISMO DE LARANJA DA TERRA. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/laranjadaterra-824-4d5d4b6433aa.... Acesso em: 20 de agosto de 2015.

3. INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO DE LARANJA DA TERRA. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/79-4b842cd33149a.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2015.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910