Itaguaçu
- Aspectos Gerais
Itaguaçu está localizada na Região dos Imigrantes, ao noroeste do Espírito Santo e com sede a aproximadamente 137 Km da capital Vitória. Faz parte da região turística dos Imigrantes.
Segundo informações a cidade formou-se a partir do povoado com o nome de Santa Joana, que mais tarde ficou conhecido como Boa Família. Conforme a chegada de colonos italianos trazidos do núcleo Santa Tereza para trabalhar em fazendas, formou-se o povoado de Figueira de Santa Joana, atual Itaguaçu (origem tupi: ITA (pedra) e GUAÇU (grande)). Em 15 de março de 1890 o povoado de Figueira de Santa Joana é elevado a categoria de distrito e em 16 de março de 1891, Boa Familia ganha o mesmo status. A Lei estadual n°978. de novembro de 1914, eleva a categoria de vila com o nome de Boa Família, com território desmembrado do município de Afonso Cláudio. Sua instalação ocorreu em 15 de fevereiro de 1915 e, em 1921, teve a denominação alterada para Itaguaçu.
- Aspectos Ambientais
Conforme os dados divulgados pelo INCAPER (2011) o município apresenta aproximadamente 18% de floresta nativa, além de conter o Corredor do Alto-Misterioso. Este corredor ecológico incluí parte da bacia hidrográfica do Rio Doce, sendo que a bacia compreende uma área de 522 Km2, destacando-se os rios: Santa Joana e Sobreiro.
O Alto Misterioso é composto por oito afloramentos rochosos, situados entre os limites dos municípios de São Roque do Canaã e Itaguaçú, localizado na porção centro-oeste do estado do Espírito Santo, inserido em uma região com vegetação do tipo Floresta Ombrófila Densa Montana com altitudes que varia de 850 até 1.143m
- Aspectos Econômicos
A principal atividade econômica desenvolvida no município é o café (Arábica e Conilon) sendo seguido pelas demais atividades conforme quadro acima. O café é comercializado através de atacadistas locais e de municípios vizinhos.
Grande parte da produção de frutas é comercializada através da CEASA-ES e comércio local. O leite é comercializado através de 02 laticínios locais e a outra parte da produção é transformada em queijo, nas propriedades. Em torno de 5% do leite é comercializado “in natura” direto pelos produtores no perímetro urbano. A carne é comercializada através de abatedouros de outros municípios. O eucalipto, é comercializado diretamente com a empresa de celulose, localizada no município de Aracruz, serrarias e fábricas de caixas no comércio local e municípios vizinhos.
- Aspectos Turísticos
Na cidade, as tradições e os valores dos primeiros imigrantes pomeranos continuam vivos. A Cachoeira do Christófari e a Pedra dos Cinco Pontões, juntamente com a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças são os principais atrativos da cidade.
Itaguaçu é um município que possui belezas diversificadas como monumentos culturais, arquitetônicos e geológicos, que se estende ao longo das montanhas e das encostas voltadas para o mar. Os principais pontos turísticos são: Alto Sobreiro, Pedra do Cabrito, Pedra Paulista, Pedra da Lajinha, Pedra do Barro Preto, Pico do Caparaó, Pico dos 5 pontões, Cachoeira do Christófari, Cachoeira Hugo Azevedo.
Pedra Paulista - Vista Panorâmica - Por Ana Caroline P. Ferreira
Pedra do Rio Preto - Por Ana Caroline P. Ferreira
Pedra Paulista - Por Ana Caroline P. Ferreira
REFERÊNCIAS
1. ESGARIO, Clara P.; RIBEIRO, Luci F.; SILVA, Ary G. O Alto Rio Misterioso e a vegetação sobre rochas em meio à Mata Atlântica, no Sudeste do Brasil. Natureza on line 6. p. 55 – 62. Disponível em: < http://www.naturezaonline.com.br/natureza/conteudo/pdf/02_esgariocpetal_.... Acesso em: 03 set. 2015.
2. ITAGUAÇU. IBGE, 2014. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=320270&.... Acesso em: 19 nov. 2015.
3. Itaguaçu. Disponível em: <http://www.territoriocapixaba.com.br/municipios/municipio.php?municipio=30>. Acesso em: 19 Ago. 2015.
4. PANORAMA sobre a desertificação no Estado do Espírito Santo. 2005. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_desertif/_arquivos/panorama_espiri.... Acesso em: 26 ago. 2015.
5. PEDRA Paulista. Portal turismo. Disponível em: < http://www.portalturismobrasil.com.br/atracao/6585/Pedra-Paulista>. Acesso em: 20 ago. 2015.
6. PLANO de desenvolvimento sustentável do turismo do estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/670-4cd937dec953a.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
7. REGIÃO turística dos imigrantes. Disponível em: < http://www.ferias.tur.br/informacoes/1896/itaguacu-es.html>. Acesso em: 19 nov. 2015.