Projeto de Extensão em Agroturismo e Geoturismo do Território Terras do Rio Doce

Governador Lindenberg

  • Aspectos Gerais

Localizado na região Noroeste do Estado do Espírito Santo, distância de 197 km da capital, via BR-101 e BR-259. Governador Lindenberg começou a ser ocupada em 1920 com a vinda da Companhia Territorial para o município, com finalidade de lotear a região. A demarcação era realizada com estacas numeradas e as de Governador Lindenberg tinham o número 51, que serviam de ponto de referência para quem desejasse viajar para Terra Alta, Linhares e Colatina. Posteriormente o município ficou conhecido por este número.

Os lotes foram demarcados com 40 hectares cada, sendo doados às famílias descendentes de italianos e alemães.

Os primeiros moradores sofreram para se instalar na região. Muitos viajavam durante dias para chegar em locais mais povoados, onde compravam produtos de primeira necessidade. 

Não era uma missão fácil chegar a Governador Lindenberg. Primeiramente tinham que passar por Colatina e posteriormente a viagem era realizada a pé ou em tropas de burros (a travessia do rio Doce era sobre uma ponte de madeira). Os moradores enfrentaram diversas dificuldades para se instalar na região, mas as piores foram: febre que assolava toda a região; falta de mantimentos e dificuldade de acesso.

Em 1937, devido a seca que assolou a região, toda a plantação foi perdida e muitos moradores partiram da cidade. Porém, em 1938, chegaram os novos moradores, os vendedores ambulantes, que contribuíram com o comércio local, facilitando assim, a vida dos moradores.   

Graças a reivindicação da população, o governador Carlos Fernando Monteiro Lindenberg beneficiou a população com estradas e iluminação. Lindenberg era o governador do Estado na época e foi também o primeiro a visitar a cidade. Com isso, em 1946, a Câmara de Colatina prestou uma homenagem ao governador, mudando o nome do município para Governador Lindenberg.

Governador Lindenberg se desmembrou de Novo Brasil em 1968, porém em 1981 se uniram para lutar contra São Domingos do Norte que desejava se emancipar de Colatina e levar consigo Governador Lindenberg, Novo Brasil e outro distrito. Após reuniões no plebiscito, ambos os distritos conseguiram continuar pertencendo a Colatina. Por não receberem tanta atenção de Colatina, Novo Brasil e Governador Lindenberg se uniram para se desmembrar do município mãe. Após brigas, idas e vindas a Assembleia Legislativa, em 29 de junho de 1997 é aprovado o plebiscito, e no dia 11 de Maio de 1998 é aprovada a Lei nº 5.638 (que cria o município de Governador Lindemberg) no Palácio Domingos Martins.

  • Aspectos Ambientais

Governador Lindenberg possui relevo com predominância de altitudes que variam de 175 a 198m, sendo a região sul mais alta (colinas com altitudes de 200m). O município integra a hidrografia do rio São José, sendo os principais mananciais que abastecem a cidade: São José, córrego Boa Esperança, córrego Alegre, córrego Boa Vista e córrego Santa Luzia. Quanto a cobertura vegetal, dos 35.995, há do original, apenas 2.422 ainda persistem, ou seja, apenas 7% da vegetação continua vigente na região. Os principais problemas enfrentados, referente aos recursos hídricos são o assoreamento dos rios devido ao desmatamento, poluição dos cursos d'águas, déficit hídrico no município e construção de barragens. A queima de café e o uso de agrotóxico desordenado no município, são os principais agentes que poluição na região. A queima de café vem causando sérios danos a saúde da população, enquanto o uso de agrotóxicos causa poluição dos rios, nascentes e lençóis freáticos.

Apesar dos aspectos ambientais no município, não há unidades legais de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) entre outros.  

  • Aspectos Econômicos

O município é conhecido como grande produtor de café, sendo produzido cerca de 300.000 sacas de café beneficiadas/ano, representando 85% da economia local. Enfrentam problemas quanto a qualidade do café, devido a presença de mofo, ardido, cheiro de fumaça, venda antecipada da colheita com preços injustos, entre outros. Para minimizar tais problemas, o INCAPER está implantando um projeto intitulado Cereja Descascados (CD), com finalidade de tornar o produto caro, conquistando assim, melhores preços no mercado. Governador Lindenberg se destaca como produtor de camarão de água doce (camarão da Malásia). Na fruticultura se destaca com a colheita de cacau e manga, porém atividades secundárias também são desenvolvidas no município, como exemplos tem-se o plantio de arroz, milho, mandioca, feijão, inhame, tomate, banana e bovinocultura de leite e corte, além de eucalipto abastecendo serralherias e indústrias de móveis. Devido a oscilação no preço do café, os agricultores enxergaram a necessidade de diversificar suas colheitas, assim começaram a investir no plantio do cacau, café, manga e coco anão, porém a produção de café continua em destaque.

  • Aspectos Turísticos

Trata-se de um dos municípios que integram a ADETUR "Doce Pontões Capixabas". São diversos os atrativos naturais apreciados pelos turistas, alem de festas religiosas, de emancipação política, caminhadas ecológicas e cavalgadas. 

Atrativos naturais: Vista do cruzeiro; Pedras Gêmeas; Pedra do Gabiroba; Cruzeiro Santa Rosa de Lima; Pedra de Santa Luzia; Bica Três Irmão; Cachoeira do Morello; Cachoeira do Bolívia; Pedra de Santa Rosa; Jequitibá; Pedra do Paranazinho;  Gruta Nossa Senhora de Lurdes;  Pedra da Torre de TV;

Pedra santa rosa

Pedra de Santa Rosa - Por Ana Caroline Ferreira

pedra de santa luzia

Pedra de Santa Luzia - Por Vinicius Figueiredo

pedras gemeas 2 ana caroline

Pedras Gêmeas - Por Vinicius Figueiredo

Pedras Gêmeas - Por Vinicius Figueiredo

 

REFERÊNCIAS:

1. CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESPÍRITO SANTO. Vitória, 2015. Disponível em: < http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/setur_calendario_de_eventos_201.... Acesso em: 29 Set. 2015

2. FALCETTI, S. Panorâmico. [S.I.: s.d.]. Disponível em: < http://www.panoramio.com/user/4769416/tags/Governador%20Lindenberg>. Acesso em: 22 Set. 2015.

3.INCAPER - PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. Governador Lindenberg. Vitória, 2011. PROATER, p. 1 - 20. Disponível em: <http://www.incaper.es.gov.br/proater/municipios/Noroeste/Governador_Lind.... Acesso em: 22 Set. 2015.

4. ROMANHA, E. M; LUBIANA, R. P. Relatório da História do Município. Câmara Municipal de Governador Lindenberg, [S.I.: s.d.]. Disponível em: <http://www.cmgl.es.gov.br/historia.pdf>. Acesso em: 22 Set. 2015.

5. PDLS - PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. Etapa II – Diagnóstico Situacional do Município de Governador Lindenberg. Vitória, 2011. SEBRAE/ES, p. 1-132. Disponível em:<http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/attachments/1236_pdls_gov_lindemberg-jun... Acesso em: 22 Set. 2015.

6. PLANEJAMENTO e Fortalecimento da Gestão Municipal de Turismo de Governador Lindenberg. Vitória, 2010, SEBRAE/ES, p. 1 - 29. Disponível em: < http://www.setur.es.gov.br/_midias/pdf/481-4c9a36d8a69d4.pdf >. Acesso em: 22 Set. 2015.

7. PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR LINDENBERG. Disponível em: < http://www.governadorlindenberg.es.gov.br/default.asp>. Acesso em: 22 Set. 2015.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910