Projeto de Extensão em Agroturismo e Geoturismo do Território Terras do Rio Doce

Itarana

  • Aspectos Gerais

Em 1882, doze famílias vindas da Itália chegaram a Itarana. Elas eram: Daleprani, De Martin, Fiorotti, Meneghel, Fardin, Coan, Rabbi, Toniato, Denardi, Perin, Mazzo e Bergamaschi. Por coincidência do destino, muitos deles figuram nas páginas dos livros como fundadores de Itarana.

Na localidade onde hoje se encontra Limoeiro, já estava fixado Antônio Gonçalves Ferreira que juntamente com outros empregados deram início as primeiras construções e edificações da futura Vila de Figueira de Santa Joana.

De acordo com os historiadores os imigrantes teriam chegado a sede de Itarana em 1 de agosto. De acordo com a história, naquele mesmo período também chegaram os primeiros imigrantes alemães, vindos de uma região hoje extinta, a Pomerânia. Pelo Decreto Lei n.o 15.177 de 31 de dezembro de 1943, Figueira de Santa Joana passou a denominar-se Itarana. No dia 17 de fevereiro de 1915 foi instalado oficialmente o Município de Itaguaçu. No dia 13 de dezembro de 1963, sob a Lei 1910, aconteceu a emancipação política de Itarana. A instalação do Município e a posse do primeiro Prefeito foram a 18 de abril de 1964.

  • Aspectos Ambientais

O município de Itarana não apresenta nenhuma unidade de conservação oficial (Federal, Estadual ou municipal), ou seja, Reservas Florestais; Biológicas, RPPN* e outras. Destaca-se no município o grande número de averbações de áreas de reserva legal em cartório com um total de 409 (quatrocentos e nove) propriedades rurais correspondendo a um percentual de 39,70 % totalizando uma área de 2.374 ha. Os principais problemas ambientais estão relacionados com a redução drástica da cobertura florestal.

* Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • Aspectos Econômicos

As principais atividades econômicas desenvolvidas neste município são: Agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal. O café é um dos produtos primários de maior valor na economia de Itarana. Seu cultivo, processamento, comercialização e transporte propiciam empregos a população do município, sendo este produto crítico para sua economia e desenvolvimento. A produção de café arábica correspondendo por cerca de 73,8% da produção cafeeira do município, contra 26,2% de café conilon. Mais de 60% da área de café conilon é irrigada. O café arábica (Coffee arabica L.) cultivado em altitudes de 400 a 1200m, ocupa atualmente cerca de 75% da área total de café do Município. Pecuária Bovina: O rebanho bovino é de aproximadamente 9000 animais, distribuídos em 279 propriedades e ocupando uma área aproximada de 10.341,0 hectares de pastagens.

  • Aspectos Turísticos

Itarana possui, dentre vários atrativos naturais, algumas propriedades que já desenvolvem práticas para o desenvolvimento do agroturismo. Dentre elas destaca-se a Propriedade do Sr. Sidney Grinivaldi, que ganhou destaque pela experiência inovadora de produção comercial de morango, tem atraído muitos visitantes da região para conhecer a experiência. Além da propriedade descrita acima existem outros locais em que algumas práticas de desenvolvimento do agroturismo são desenvolvidas de forma ainda muito tímida. Vale do Sossego, Reserva Ângelo Maniero, Pesque Pague Dois Amores, Pesque Pague Pedra da Onça são exemplos de propriedades que desenvolvem práticas agroturísticas.

Cachoeira do Jacó por Paula Dias

Cachoeira do Jacó - Por Paula Dias

Cachoeira Santa Joana por Beatriz de Paula

Cachoeira Santa Joana - Por Beatriz de Paula

Morro toma vento por ana caroline pereira ferreira vista panoramica

Morro Toma Vento - Vista Panorâmica - Por Ana Caroline P. Ferreira

Morro Toma Vento

                                            Morro Toma Vento - Vista da Capela Santa Luzia - Por Paula Dias

Capela Santa Luzia por ana caroline p. ferreira  

Capela Santa Luzia - Por Ana Caroline P. Ferreira

 

Pedra Alegre por paula dias

Pedra Alegre - Por Paula Dias

pedra da onça e pedra alegre por paula dias

Pedra da Onça e Pedra Alegre - Por Paula Dias

pedra da onça vista da estrada por paula dias

Pedra da Onça - Por Paula Dias

pedra da onça vista de baixo por beatriz de paula

Pedra da Onça - Por Beatriz de Paula

 

REFERÊNCIAS:

1. PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011 - 2013 -  ITARANA. Disponível em: <http://www.incaper.es.gov.br/proater/municipios/Noroeste/Itarana.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2015.

2. PLANEJAMENTO E FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITARANA. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/itarana-819-4d5c0e4cf2a2f.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2015.

3. INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO DE ITARANA. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/83-4b842f00e3c67.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2015.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910