São Roque do Canaã
- Aspectos Gerais
São Roque do Canaã foi fundada no final do século XIX por colonos italianos que desceram o Vale do Canaã, vindos da recém-formada Santa Teresa. Eles fixaram-se às margens do Rio Santa Maria do Rio Doce. Com a imigração alemã, desenvolveram-se o comércio agrícola e pequenas indústrias. O distrito de Santa Teresa tornou-se município em 18 de dezembro de 1995.
O município faz divisa ao Norte com Colatina, ao Sul com Santa Teresa, a Leste com João Neiva e a Oeste, com Itaguaçu.
- Aspectos Ambientais
Devido ao relevo menos acidentado e à necessidade de energia para abastecimento das cerâmicas, o desmatamento do município foi bem acentuado, tendo hoje uma área estimada de 1.000 ha de mata nativa (cerca de 2,5 a 3% da área total), situadas principalmente nas cabeceiras dos rios Santa Júlia, Mutum e São Jacinto. A escassez de água na época seca tem gerado sérios conflitos de vizinhança, necessitando da intervenção do Ministério Público através de Termo de Ajuste de Conduta – (TAC). A necessidade de recuperação de nascentes e do armazenamento de água é uma prioridade a ser altamente considerada.
- Aspectos Econômicos
O Município possui várias organizações sociais atuando diretamente no setor rural e algumas ligadas a parte recreativa, cultural e esportiva na Sede do município.
São Roque do Canaã é um destaque regional na produção de cachaça, cerâmica (telhas, tijolos, etc.) e esquadrias de madeira. A partir de meados do século XX, uma série de fábricas que atuam nesses ramos se instalou na região, sendo, desde então, importantes empregadoras de mão de obra e geradoras de receita para o município. Não obstante, é a agricultura que ainda ocupa a maior parte da população local.
A baixa produtividade se deve ao fato das lavouras terem sido implantadas com mudas de baixo potencial produtivo, aliada à correção e adubação do solo inadequadas e insuficientes. Este diagnóstico da cafeicultura municipal está mudando a cada dia, principalmente devido ao crédito rural do Programa Nacional da Agricultura Familiar – PRONAF, que está financiando a renovação das lavouras de baixo potencial produtivo e nosso prognóstico é que, a curto e médio prazos, estaremos com o parque cafeeiro praticamente todo renovado, com material de alto potencial genético.
Apesar do grande peso exercido pela cultura do café na economia do município, é importante salientar que a maior parte dos produtores rurais desenvolvem alguma atividade agropecuária complementar, gerando, com isso, fontes alternativas de trabalho e renda.
Assim, outras atividades que merecem ser mencionadas são o cultivo de olerícolas, cana de- açúcar e a fruticultura. Vale destacar que São Roque do Canaã é um dos maiores produtores estaduais de tomate, porém o cultivo desse produto ainda é marcado pelo elevado uso de agrotóxicos, o que representa riscos à saúde do produtor e do consumidor, além de provocar a contaminação do meio ambiente.
A cana-de-açúcar é plantada, na sua maior parte para a produção de cachaça. A tradição local na fabricação dessa bebida remonta ao início do século do XX, sendo, desde aquela época, produzida nos moldes da agroindústria familiar.
É crescente também em São Roque do Canaã o cultivo comercial de frutíferas como goiaba, banana, pinha e manga. Os principais produtos agropecuários comercializados são: café, olerícolas, frutas, cana de açúcar, leite, bovinos e suínos para o abate.
- Aspectos Turísticos
A cidade foi fundada no final do século XIX por colonos italianos, e apresenta um relevo caracterizado por montanhas e vales. O município tem como umas das fontes de renda a produção de cachaça, em seus 31 alambiques e a indústria de pisos e revestimentos cerâmicos. Os principais atrativos turísticos compreendem a Igreja Nossa Senhora das Graças e de São Pedro. O acesso ao município é realizado pela BR-259.
Para o projeto geoturismo no E.S São Roque do Canaã é um dos municípios que possuem belezas diversificadas como monumentos culturais, arquitetônicos, geológicos e ainda Fauna e Flora características, que se estende ao longo das montanhas e das encostas voltadas para o mar. Os principais pontos turísticos são: Pedra do Misterioso, Pedreira de São Bento, Cachoeira do Dada e do Melotti, Cachoeira do Misterioso Durval Surdo, Cachoeira das Pedras, Cachoeira São Pedro, Museu da Família Melotti, entre outros.
Corredeiras São Pedro - Por Tadeu Bianconi
Pedra do Misterioso - Por Tadeu Bianconi
Igreja Matriz de São Roque do Canaã - Por Giovana Fornaciari
Rampa do Vôo Livre - por Paula Dias
REFERÊNCIAS:
1. CACHOEIRA do Misterioso Durval Surdo. Sou ES. Disponível em: <http://www.soues.com.br/plus/modulos/estabelecimento/detalhe.php?cdgrupo.... Acesso em: 21 ago. 2015.
2. CIDADE. Disponível em: <http://www.saoroquedocanaa.es.gov.br/cidade.asp>. Acesso em: 21 ago. 2015.
3. INVENTÁRIO da Oferta Turística do Município de São Roque do Canaã. 2006. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/62-4b8424f3661ea.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
4. PANORAMA sobre a desertificação no Estado do Espírito Santo. 2005. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_desertif/_arquivos/panorama_espiri.... Acesso em: 26 ago. 2015.
5. PLANO de desenvolvimento sustentável do turismo do estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.turismo.es.gov.br/_midias/pdf/670-4cd937dec953a.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
6. SÃO ROQUE DO CANAÃ. IBGE, 2014. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=320495&...|sao-roque-do-canaa>. Acesso em: 19 nov. 2015.
7. São Roque do Canaã. Território Capixaba. Disponível em: <http://www.territoriocapixaba.com.br/municipios/municipio.php?municipio=31>. Acesso em: 19 Ago. 2015.